Os barcos solares são movidos a energia solar, que é captada através dos vários painéis solares existentes em cada embarcação e que fazem mover o barco. Ao usar energia solar, os barcos solares dispensam a utilização de combustíveis como o gasóleo, extremamente poluentes e prejudiciais ao meio ambiente.
Com esta alteração de paradigma, eliminam-se parte das emissões de CO2 para a atmosfera, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global e pelas consequentes alterações climáticas que hoje são inegáveis aos olhos de todos.
As grandes vantagens dos barcos solares
Além de reduzirem totalmente as emissões de CO2 decorrentes da queima de combustível, os barcos solares ajudam também a reduzir fortemente a poluição sonora. Isto porque estas embarcações são totalmente silenciosas e permitem navegar com toda a tranquilidade e efetuar atividades tão diversas, como pescar ou observar aves.
Além disso, o silêncio e a tranquilidade de navegar num barco solar é muito menos prejudicial para os ecossistemas em redor, poupando a fauna e a flora a um desassossego constante. Optar por barcos solares pode, por isso, ajudar o planeta de diversas formas, como é possível compreender.
Investimento mais do que rentável
Se os barcos solares são uma aposta ganha para clientes particulares, para os operadores turísticos são um investimento com retorno garantido. Isto porque a poupança que possibilitam ao nível da utilização de energias limpas e dispensa de gasóleo torna os barcos solares extremamente rentáveis no médio prazo.
Além disso, são também excelentes em termos de marketing e promoção da imagem, já que a maioria dos clientes assume hoje preocupações ambientais acentuadas. Estas são todas excelentes razões para a expansão dos barcos solares a nível nacional e internacional. Trata-se de uma opção sustentável e que irá substituir os barcos convencionais a médio e longo prazo.